sábado, 12 de janeiro de 2013

Como Usar Fórmulas em Física

Você já deve ter se deparado com um monte de fórmulas em física e ficou se perguntando qual delas devo usar para resolver esse ou aquele exercício! Correto?

Assim eu afirmo que você só precisa saber: Quando existe e quando não existe aceleração!!!

Então vou-lhes apresentar algumas explicações que fará com você resolva quase todos os exercícios de mecânica (ramo da física que estuda os movimentos), primeiro vou apresentar os modelos básicos:

São as equações mais utilizadas em físicas, as quais você agora também saberá como utilizá-las.

Note que algumas equações possuem o tempo e outras não, isso significa que nem sempre você terá todas informações e terá que encontrá-las usando a fórmula que mais se adequada. Ou seja uma fórmula que contenha a aceleração, mas você deverá saber primeiro quando existe a aceleração (caso não saiba ainda vá até a explicação clicando aqui e depois retorne a esta matéria).

Para o ensino médio praticamente todos os exercícios solicitados serão com
velocidade MUV, 2º Lei de Newtonaceleração e velocidade constante, bastando saber apenas quando a aceleração existe ou não!

Já na graduação serão solicitados exercícios em que a aceleração, velocidade nem sempre são constantes introduzindo-se o conceito de Limite, Derivada e Integral de uma função.

Então saiba que após ter entendido o conceito de quando existe aceleração basta aplicar uma das fórmulas acima e obter a variável (espaço, tempo, velocidade ou força) esperada.

Lembrando sempre que para essas equações a aceleração  deve ser constante!!!

Nenhum comentário: