quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sucesso Profissional

Sucesso demora, mas vem
O sucesso profissional é o resultado do seu esforço intelectual ou físico, ou os dois ao mesmo tempo.

Imaginando que você tenha escolhido uma área em que deverá usar seu raciocínio envolvendo cálculos matemáticos (Matemáticos e Engenheiros), análise comportamental e física (Profissionais da Saúde) ou análise política e de mercado( Economistas e Gestores), supõe-nos que você teve que passar horas ou até anos de sua vida lendo teorias e aplicações desses conceitos à sua área.

O problema é que mesmo estudando muito em sua área, nem todas as pessoas obtém o sucesso profissional.

A diferença está em se o sucesso profissional está no fato de você ter um bom emprego e uma boa remuneração em sua área de formação ou se é o fato de simplesmente você estar trabalhando na sua área de formação com uma renda modesta ou com um registro em carteira de trabalho ou contrato.

Notou a diferença acima? A diferença é que a obtenção do sucesso é um fator ligado diretamente a sua situação psicológica, ou seja, mentes mais ambiciosas dependem de um bom status e uma boa remuneração em seu trabalho, já outras pessoas nem tanto.

Caso você ainda não tenha alcançado o sucesso saiba que ainda é possível e depende de muita disciplina.

O sucesso é o resultado da nossa disciplina! E você deve estar se questionando: como é possível afirmar isso, de quem é a culpa, Correto?



Então vamos a uma análise:
Você definiu este ano que iría conseguir um aumento de salário, uma promoção no emprego, passar no vestibular ou em um concurso da Receita Fiscal, ou seja, planos não faltaram! correto? Então porque você não conseguiu?

Estranhamente você trabalhou muito e se dedicou ao extremo em seu trabalho fazendo horas extras e cumprindo metas que na verdade nem eram suas e muito menos te agradavam, mas mesmo assim seu supervisor ou gerente não te promoveu e sequer pleiteou um mínimo 2% de aumento para você! E agora você está frustado porque não atingiu seus objetivos!

Igualmente seu filho, esposa ou seu irmão se dedicou horas em estudo em um ambiente fechado e privado de festas, passeios e até grandes momentos de confraternização em busca de uma aprovação na Unicamp, USP, na Receita Federal (salários de mais de R$ 4000,00), na Petrobrás. E do mesmo modo estão reclamando por que não obtiveram aprovação ou faltou pouco, mesmo com muita dedicação.

Pois é... Neste caso a culpa não é só sua diretamente! Mas não desanime!
Desânimo - Resultado da não obtenção das metas

Verifique suas ações com a análise abaixo:
  1. Ao definir seus objetivos você analisou se a outra parte (seus superiores) iriam lhe conceder esses benefícios? Ou se ao menos foi acordado?
  2. A empresa teria condições financeiras de arcar com novos aumentos?
  3. Preparou-se ao nível do concurso e dominava literalmente o que era solicitado?
  4. Leu o edital da prova, as regras e o requisito para a vaga ou cargo?
Caso não tenha realizado as poucas indicações acima você deverá elaborar um plano de ação!

Caso tenha realizado estas ou outras mais você ainda pode otimizá-las, e para isso há cursos presenciais ou a distância sobre:
Planejamento Estratégico, Administração do Tempo, e outras diversas que tratam de como obter maior eficiência e suas tarefas.

E você verá que ainda sobrará tempo para um pouco de diversão até se não houver essas pausas sua mente e seu esforço não renderá o esperado!

Um grande abraço, Fisicamarvada!